quarta-feira, 13 de novembro de 2013

INFORMAÇÃO GERAL

Instituto Protestante de Psicanálise

O QUE É A SOCIEDADE PSICANALÍTICA

Tem seu trabalho de Pesquisa Científica Psicanalítica visando o Programa de Orientação, Informação Científica Psicanalítica.

SEGUNDO A TRADIÇÃO, COMO É A FORMAÇÃO DO PSICANALISTA?
A formação do psicanalista é permanente, teórica e seu processo de análise é em geral muito longo. Não existe uma cronologia pré-estabelecida para a sua formação. O tempo varia de candidato para candidato sendo impossível conhecer a fundo a Teoria Psicanalítica com apenas dois anos de estudos. A TRADIÇÃO PSICANALÍTICA É LEVADA A SÉRIO? Sim, seguimos a tradição centenária da Psicanálise. A proposta do plano de formação tem os seguintes princípios básicos: 1º- Análise Didática Pessoal; 2º- Supervisão (Sessão de Supervisão) relativo a Casos, isto é, a teoria da prática; 3º- Estudos Teóricos (Ensino – Pesquisa);  4º- Estudo das Técnicas, 5º- Estudo da Clínica e 6º Estudos de   Casos Clínicos. O QUE FAZER PARA SER ADMITIDO COMO ALUNO?
Para que um candidato à psicanalista seja admitido, é necessário que tenha um curso de nível Superior  ou equivalente, (Inclusive Teologia). O aprovado deverá assumir o compromisso dos princípios da Ética Psicanalítica de Formação.
QUEM É O PSICANALISTA?
A principio, no Brasil o Psicanalista é um profissional ligado a uma Sociedade Psicanalítica e tem sua Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho. O Psicanalista poderá praticar a sua atividade em Consultórios, Clínicas, Colégios, Hospitais, Comunidades e Instituições deste que esteja estando legalmente registrado dentro dos princípios da Lei Vigente do Pais.  Não existem normas contrárias que o impeça de atuar em todo o Brasil desde que esteja preparado através de uma Sociedade Psicanalítica. Passando atuar como Terapeuta Holístico na Habilidade Psicoterapia Holística. Esta atividade procura tratar das neuroses através do processo de Livre Associação, Interpretação de Sonhos e Novas Terapias Integradas.. DURAÇÃO DO PROGRAMA: O programa não é desenvolvido em menos de 02 anos, no caso o nível I Teoria Psicanalítica, podendo expandir de acordo com cada candidato, ficando claro que é fundamental fazer a Análise Didática. Deve-se cumprir com rigor o programa, o período de Supervisão Clínica, dando total dedicação às suas pesquisas e ao seu tratamento pessoal no Divã (Análise Didática). O PROGRAMA INTENSIVO ENVOLVE:1) Seminários de Pesquisa de Campo. 2) Estudos e Relatórios de Casos Clínicos. 3) Análise Didática Individual. 4) Trabalhos Teóricos e Práticos. 5) Resumos Críticos de Livros Textos Técnicos. 6) Monografias. 7) Supervisão Clínica. Todo o programa visa exclusivamente o Fundamento da Psicanálise (Teoria, Técnica, Prática e as Principais Escolas).POR QUE É OBRIGATÓRIA A ANÁLISE DIDÁTICA:
1º) Este é o processo de análise ao qual o acadêmico se submete durante o curso. 2º) Estará sendo psicanalisado com o  objetivo de resolver os seus problemas psicológicos e aprender a técnica e prática psicanalítica. 3º) O número de sessões de Análise Didática não é aleatório. O tempo visa obter intimidade com a prática profissional. 4º) O analista deverá entregar uma  declaração comprovando que foram feitas todas as Análises Didáticas. 5º) Para cada sessão de Análise Didática haverá um custo extra. 6º) A Análise Didática é individual e norma fundamental da Tradição Psicanalítica.

HAVERÁ UM CREDENCIAMENTO?
A Sociedade tem por objetivo, formar e credenciar os novos Psicanalistas expedindo-lhes um documento com o Grau de PSICANALISTA CLÍNICO, recebendo uma credencial com registro nesta sociedade, um cartão de renovação anual, Diploma de Sócio Cooperador da Sociedade Psicanalítica, a declaração das Análises Didáticas, Certidão de Qualificação de Formação Psicanalítica. O formando será credenciado em nossa Sociedade.

DEVENDO ÁPOS OS REGISTROS EM UM DOS CONSELHOS FAZER O SEU REGISTRO NA PREFEITURA DE SUA CIDADE COMO REGISTRO DE AUTONOMIA PARA FINS DE ATUAR COM ATENTIMENTO TERAPEUTICO HOLISTICO.

SELEÇÃO:

OS DOCUMENTOS ABAIXO SÃO OBRIGATÓRIOS E DEVERÃO SER ENTREGUES PARA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO JUNTO COM A FICHA DE SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA

(  ) Xerox  da  Identidade  –  (  ) CPF -  (  ) Titulo de Eleitor -  (  ) Certidão de Nascimento ou Casamento -  (  ) Comprovante  de Residência (  ) Certificado   do 2º Grau – (  )  Diploma   e  Histórico  do  3º Grau - (  ) Curriculum  Vitae - (  ) Atestado de Saúde Fisica e Mental (  ) Declaração de 2 pessoas idôneas graduadas atestando sua capacidade - (  ) 03 Fotos 3X4 (  ) Declaração de compromisso com a  Sociedade




Nenhum comentário:

Postar um comentário